Certamente! com novas versões 

Desde hoje o Certamente! tem novas versões. Comecei por um redesenho do webzine — pronto, vá, para alguns é “blog” — com um esforço de simplificação.

Estou a ultimar também as versões para os diferentes aparelhos móveis, dos smartphones aos tablets. Disso darei novidade mais adiante, até porque vai implicar também diferenças ao nível dos conteúdos fornecidos. Sim, é isso mesmo: nem todos os conteúdos estarão presentes em todas as versões desta publicação multifuncional.

Mas não é só ao nível do design e dos canais. Também ao nível invisível — a camada por debaixo da publicação — introduzi melhorias substanciais. A principal das quais uma Content Delivery Network — um palavrão que significa apenas isto: um leitor brasileiro passa agora a ter a mesma velocidade de acesso que um leitor europeu, ou mesmo um asiático.

Junta com um novo sistema de cache (mais abaixo), a CDN proporciona maior rapidez no acesso à publicação — ou seja, a experiência do utilizador passa a ser melhor.

Para a minha CDN optei pela infraestrutura da Amazon. Os ficheiros ficam alojados na Amazon S3 e o serviço CloudFront trata da sua distribuição pelos diversos datacenters da Amazon espalhados pelo mundo.

Sim, é isso: o Certamente! passou (substancialmente) para a cloud :)

Disponho de um plugin realmente útil, que além de tornar mais fácil — quase acessível a uma pessoa comum, diria — fazer uma CDN, tem a vantagem de ser um plugin de cache muito possante. Tão possante que o trocaria pelo “velhinho” WP Super Cache, mesmo sem a funcionalidade acrescida da gestão da CDN. É ele o W3 Total Cache.

Ainda não estão terminadas as modificações. A primeira página passará a exibir um sumário dos artigos que publico nos jornais — correntemente no Jornal de Negócios e no Record. A seu tempo.

Publicado por Paulo Querido in pessoal. Bookmark permalink.


Discussion